DICAS DE COMO SER UM BOM BATERISTA
- 1Escute músicas que tenham uma boa linha de bateria. Isso lhe ajudará a entender o seu potencial no futuro.
- 2Reproduza a música. Assim você terá por onde começar e o ajudará a melhorar no aprendizado de batidas, assim como no que é essencial para criar batidas próprias.
- 3Pesquise sobre bateristas famosos para compreender melhor os diferentes estilos de tocar.
- 4Aprenda a manter um ritmo constante e firme, nada excepcional, a não ser num solo. Isso é primordial se você quer tocar com uma banda. Um ritmo consistente é o que todos procuram num baterista. É possível que você queira extrapolar um pouquinho e aperfeiçoar suas técnicas de solo. Às vezes um solo pode funcionar a partir de uma linha mais complexa de bumbo. Talvez YYZ, de Neal Peart, ou outro solo de marcha.
- 5Use um metrônomo. Ele salvará sua pele. Cada vez mais as bandas seguem o metrônomo, e você precisará dele. Se você souber tocar junto com o click, mesmo que seja uma batida simples, você chegará mais longe do que imagina.
- 6Aprofunde-se em solos de bateria. Eles também são importantes, pois são uma vitrine da sua técnica e lhe ajudarão a ganhar reputação. Eles podem até mesmo ser simples, mas não pobres demais. Solos precisam ser rápidos, mas nunca passe a impressão de que você está somente batendo nos tambores sem estrutura alguma. Um bom início é alternar toques nos tons enquanto toca o bumbo. Tente também segurar as baquetas de modo bem leve ao tocar na caixa e hi-hat. Ao tocar o hi-hat no meio de um solo, libere o pedal para soltá-lo, juntamente com um toque no bumbo. Tenha essas pequenas dicas como base e seja criativo - você se surpreenderá com o que pode fazer.
- 7Siga o compasso. Em um compasso quaternário, tente tocar um prato nos quatro tempos, então bata na caixa em qualquer tempo que quiser. Você pode até golpear a caixa duas vezes no mesmo compasso. Tente também incorporar o bumbo a todos os tempos, dois, três ou até mesmo apenas um, e busque mudar a batida de um compasso para outro. As possibilidades são infinitas.
- 8Divirta-se. Deixa sua criatividade trabalhar.
- 9Relaxe. Lembre-se a todo momento de estar relaxado. Mas também não relaxado demais para perder o tempo do metrônomo. Cuide de suas articulações - aqueça antes de tocar.
- 10Tente praticar single strole rolls em um travesseiro. Eles aumentarão muito a sua velocidade. Pratique com um metrônomo.
Dicas
- Pratique. A única forma de aprimorar-se é sentar e praticar todos os dias, por cerca de 15 a 30 minutos.
- Tenha contato com músicos mais experientes que você.
- Seja um baterista visual - isso se aprende com o tempo e observando outros bateristas. Ao exagerar os movimentos ou mexer-se de maneiras inesperadas, sua performance será mais interessante e divertida para você mesmo e para o público.
- Como sempre ao tocar bateria, utilize proteção como fones de ouvido. A caixa, em particular, foi desenvolvida para ser volumosa (para ser ouvida em todo campo de batalha), mas é tocada bem próximo à SUA cabeça e SEUS ouvidos. Você vai querer escutar música e conversar quando tiver 80 anos! Muitos bateristas começam a notar perda de audição na casa dos 50 anos e somente aí começam a utilizar proteção para os ouvidos. Não deixe que esse seja o seu caso!
- Leia livros e assista a vídeos para aprender mais.
- Ter aulas é uma ótima ideia.
- Visite o site DrummerWorld.com e também o Youtube para assistir a vídeos desenvolvidos para bateristas.
- Você ainda está na escola? Faça parte da banda do colégio, ou monte uma com seus amigos músicos. Eles o ajudarão no aprendizado.
== Avisos ==
- Pratique com proteção auricular (até mesmo fones de ouvido) para evitar danos irreversíveis para sua audição.
- Certifique-se de que o instrumento esteja sobre uma esteira ou tapete. Caso contrário, ele "andará" para frente.
- Segure as baquetas utilizando o método correto e apropriado durante seus treinos e estudos.
Materiais Necessários
- Uma bateria
- Baquetas
- Um pad de estudo (opcional)
- Uma esteira ou tapete
- Uma partitura com batidas fornecida por um professor (opcional)
- Um metrônomo (opcional)
- Proteção auricular (opcional)
Comentários
Postar um comentário