4 QUALIDADES DE UM BOM MÚSICO

1° Qualidade: – O instrumentista deve saber dividir o tempo corretamente, executar seu instrumento tocando na mesma pulsação do grupo. Pulsação, uma coisa muito difícil quando está se tocando em grupo, sejam duas pessoas, ou mais, sempre uma das grandes dificuldades é todo mundo tocar na mesma pulsação.
POR QUE ???
É tão difícil tocar todo mundo na mesma pulsação, porque cada pessoa já tem sua pulsação própria, o coração batendo, e quando estamos nervosos, assustados, o nosso coração bate mais rápido, não é…? Então, por exemplo: em uma orquestra cada músico acorda de uma maneira naquele dia, tem passado por situações diferentes no seu dia dia, enfim, isso influencia diretamente na hora de tocar na mesma pulsação do grupo. Uma dica para todos que tocam em grupo, com um regente, NÃO bata o pé quando estiver tocando em grupo, pois quando você bate o pé, querendo marcar o tempo, você facilmente vai estar tocando em sua própria pulsação, e não na pulsação do grupo, sem contar que isso atrapalha quem estiver perto de você.
Então você que toca na orquestra da sua igreja, ou em qualquer outra orquestra amadora, de alunos, ou outro grupo, aprenda a tocar junto com todos, na mesma pulsação, se existem pessoas cantando, como tem nas igrejas, aprenda a seguir, não queira com um violino, ou com um trompete que seja, puxar o grupo inteiro, isso definitivamente não é qualidade de um bom músico.
2° Qualidade: – Ter uma boa afinação, se um músico não tem uma boa afinação ele não pode estar tocando em um grupo, seja ele qual for, amador ou profissional. Uma dos pontos que fazem uma orquestra ser muito boa, é este, a afinação, quando todos do mesmo naipe, tocam exatamente na mesma afinação, não percebemos vários sons daquele instrumento, pois os sons quando estão bem afinados, de um mesmo instrumento, eles somam, e isso que da qualidade no som da orquestra. escutarmos aquele volume grande, mas sem escutar cada violino, por exemplo escutando somente o grupo inteiro. Então não queira apertar mais o arco, ou soprar mais forte, ou tocar uma oitava acima, somente para as pessoas acharem que você é melhor, pois será exatamente ao contrário, quem faz isso, demonstra que não sabe ser um bom músico.
Se um músico consegue se sobressair na orquestra, ele esta conseguindo se sobressair porque na verdade está desafinado, ou está fazendo algo que não é o que o conjunto todo está fazendo.
3° Qualidade: – Imprescindível para ser um bom músico, é saber fazer dinâmica, e saber tocar devidamente as frases, conhecer as acentuações métricas de compasso, para que não toque forte o tempo todo, ou toque piano o tempo todo, ou que não realize as respirações nas frases, mesmo que seu instrumento não necessite respirar para tocar.
A música tem frases, como quando cantamos, não temos que respirar, e respiramos onde ? quando ? Sempre nos finais de frases. Se você não reparou ainda, perceba como você conversa com as pessoas… Você começa a falar, e sempre no final de cada frase sua, quando está contando uma história, o que você faz …? Respira, e antes de respirar, você geralmente vai diminuir o tom de voz. Enfim… você deve saber expressar sentimentos através da música, é claro que dentro da pulsação, e tempo do grupo todo. Deve tocar forte na hora de tocar forte, piano na hora de tocar piano, crescer na hora de crescer, e diminuir na hora de diminuir.
4° Qualidade: – Para ser um bom músico, deve-se saber como estudar, de forma que consiga obter resultados com eficiência, e rápido. Quem toca em uma orquestra profissional, não tem 1 ano para conseguir tocar bem aquela peça que pega na segunda feira, geralmente o músico pega a peça no primeiro ensaio de um repertório novo, e no outro dia ou no próximo ensaio, ele já tem que estar tocando, dividindo os tempos, conhecendo as dinâmicas, enfim, já tem que ter aprendido a tocar aquela peça.
O bom músico separa os trechos difíceis, e estuda muito cada um deles, as partes fáceis geralmente nem são tocadas, pois aquelas são fáceis. Um dos maiores erros que os iniciantes e mesmo os avançados cometem, quando vão estudar uma peça, ficam por horas as vezes tocando, não estudando, tocando as partes fáceis, pois que gostoso é tocar o que conseguimos tocar bem, e ai quando chega naquele trecho difícil, embola, fica ruim, e esse logo pula para o próximo, ou muitas das vezes, volta la no início, na parte fácil, fazendo com que as partes fáceis sempre estejam lindas, e SEMPRE as partes difíceis continuem problemáticas, e nunca ficam perfeitas.
Essa qualidade, é muito difícil de conseguir, pois requer muito preparo, uma boa instrução do professor, concentração, e requer que a pessoa tenha aprendido a estudar, e não tocar. O que são coisas MUITO diferentes.
Todas estas 4 qualidade, são imprescindíveis para um músico que quer tocar em um conjunto, grupo, orquestra de igreja, quarteto de cordas, ou seja mesmo um duo ou trio.

Comentários

Postagens mais visitadas