DICAS DE COMO SER UM BOM BAIXISTA


  1. 1
    Aprenda a tocar baixo. Antes de seguir para a parte de “descolado”, precisa primeiro passar pela etapa de “baixista”, não é mesmo? Descubra suas influências. Consiga um baixo (obviamente) e faça aulas, converse com outros baixistas e pratique, pratique, pratique. Aprenda músicas de baixo de sua preferência e tente executá-las de ouvido.

  2. 2
    Arrume uma banda e descubra que estilo de música você deseja tocar! Acredite, a primeira performance será simplesmente horrível, queira você ou não, mas se realmente for apaixonado por música você continuará insistindo em seu sonho até melhorar.

  3. 3
    Tenha uma boa presença de palco – dependendo do estilo de música de sua banda, preocupe-se em ter uma boa presença de palco. Faça algumas apresentações e tente diferentes movimentos no palco. Eis alguns exemplos: bate-cabeça (headbanging, em inglês), colocar o pé sobre o monitor, pular pelo palco, lamber o rosto do vocalista, tocar com o baixo atrás de sua cabeça ou simplesmente arrebentar seu baixo no chão, ao que esse último pode ser um pouco mais complicado visto que não se trata de um instrumento oco. Enfim, faça o que tiver vontade e o que parecer apropriado na hora. E pareça descolado também – jamais copie outros baixistas ou músicos que você acha que têm boa presença de palco, pois perder a sua originalidade nunca será algo descolado.

  4. 4
    Get good reliable equipment that won't let you down at a gig.

  5. 5
    Seja confiante!

  6. 6
    Tenha seu próprio estilo – a seguir estão listados alguns estilos já consagrados: louco, rápido, relaxado, estranho, sexy, machão, alegre, durão, normal. Uma boa recomendação para descobrir seu estilo seria tentar primeiro a abordagem da pulga – comece de cara limpa e desenvolva seu estilo a partir da recepção do público.

  7. 7
    Consiga um estúdio para sua banda – componha músicas, leve-as até o estúdio e grave o máximo possível para depois escutar a tudo o que foi produzido.Mude tudo aquilo que você acha que pode ser melhorado e grave novamente! Lembre-se de que esta é uma etapa crucial para construir e solidificar sua musicalidade. Copie tudo o que seu baterista estiver tocando no mesmo ritmo e vice-versa. O baixo e a bateria devem estar conectados no mesmo ritmo, ao que a música “Sweet Child of Mine”, da banda Guns n Roses é um bom exemplo disso, assim como muitas músicas das bandas Rush e Tool, onde o baixo e a bateria se conectam perfeitamente em grande parte das músicas da banda Tool, especificamente. Outro bom exemplo de fusão entre baixo e bateria é a parceira entre Jaco Pastorius e a banda Weather Report, ao que, embora a bateria tenha uma batida de jazz e arrítmica, ao se ouvir com mais atenção pode-se perceber nitidamente o quanto o planejamento dessa música foi pensado. Ouça a música: “The Greeting Song”, da banda Red Hot Chili Peppers, onde a bateria e o baixo estão perfeitamente alinhados, com a bateria seguindo exatamente o que o baixista Flea está tocando.

  8. 8
    Desenvolva um bom senso de ritmo – aprenda a reconhecer a melodia. Trabalhe com o baterista e escute músicas tocadas por baixistas como Flea, Jaco Pastorius, Les Claypool, Steve Harris do Iron Maiden, Cliff Burton do Metallica... e mais outros nomes importantes que compõe uma longa lista na qual você pode (e deve) se inspirar. Tenha em mente que se a bateria e o baixo estão conectados, o vocalista e guitarristas podem cometer alguns erros e ainda assim fazer com que a música pareça que foi executada de maneira exemplar. Ouça a música “Slow Ride”, da banda Fog e perceba como o baixo executa batidas fortes durante os versos. Aprenda também algumas bases de funk, estudando nomes como Jaco Pastorius, Bootsy Collins, entre outros, ao que algumas pessoas consideram esses artistas como sendo os melhores em executar as melodias mais difíceis e, ainda assim, mais cheias de ritmos e bases melódicas. Tente incorporar a melodia deles em suas próprias músicas.

  9. 9
    Não deixe que o guitarrista pense que está tudo bem em deixar você fora de alguma música – francamente, qualquer um que pense que um baixo não é necessário ou que apenas toca uma nota em toda a música é um completo idiota.Com isso dito, não o deixe fora de nenhuma música também, ao invés disso, trabalhe com ele, visto que às vezes pode ser bom tocar a mesma parte que o guitarrista está tocando. Um bom argumento para convencer um guitarrista egoísta é fazer com que ouça a música: “The Trooper” ou “Running Free” da banda Iron Maiden sem o baixo. Eca! Ou simplesmente pergunte: “Onde a (insira o nome de uma banda que tenha um baixista incrível aqui) estaria sem o (nome do baixista). Alguns exemplos: REd Hot Chili Peppers sem o Flea. E, se tudo o mais falhar, saia da banda.

Comentários

Postagens mais visitadas