DE ONDE VIERAM OS NOMES ESTRANHOS DOS MODOS GREGOS?
Antes de finalizarmos esse nosso primeiro estudo de modos gregos, vamos matar sua curiosidade dizendo de onde vieram esses nomes estranhos.
Os modos gregos surgiram da Grécia antiga. Alguns povos da região tinham maneiras peculiares de organizar os sons da escala temperada ocidental. Esses povos eram oriundos das regiões Jónia, Dória, Frigia, Lídia e Eólia. Por isso deram origem aos nomes que você acabou de ver. O modoMixolídio surgiu da mistura dos modos Lídio e Dórico. O modo Lócrio surgiu apenas para completar o ciclo, pois é um modo pouco utilizado na prática.
Os modos Jônico e Eólico acabaram sendo os mais utilizados, sendo muito difundidos na Idade Média. Mais tarde, acabaram recebendo os nomes “escala maior” e “escala menor” respectivamente. Engraçado que todo estudante de música acaba aprendendo primeiro os nomes “escala maior” e “escala menor”, antes mesmo de ouvir falar em modo jônico e eólico, sendo que os modos gregosvieram antes disso e são os pais dessas escalas.
Se você gostou da explicação desse tópico, ajude a divulgar o Descomplicando a Música para que possamos continuar crescendo e aprimorando os conteúdos, promovendo também interação com o público!
Preparamos um curso que explora bastante a utilização dos modos gregos na guitarra, conheça clicando na imagem abaixo:
Comentários
Postar um comentário